Um levantamento recente trouxe à tona a realidade da formação dos professores de escolas públicas no Brasil: cerca de um em cada três docentes leciona sem a qualificação necessária para sua disciplina. Essa análise, parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica, foi publicada nesta quarta-feira (13) por organizações como Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna.
Baseado em dados do IBGE e do Ministério da Educação, o estudo revela que, na rede pública, apenas 68% dos professores possuem a formação específica exigida para lecionar na educação infantil e ensino médio. Nos anos iniciais do ensino fundamental, essa taxa aumenta para 79%, mas cai para 59% nos anos finais. A realidade é semelhante nas escolas privadas, onde 12,8% dos docentes não têm diploma universitário, uma situação que chega a 20,5% na educação infantil.
Ivan Gontijo, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, destaca que, para que um professor seja considerado “adequadamente formado”, ele precisa ter licenciatura na área que leciona. Isso significa que um docente licenciado em física, mas ensinando química, não possui a formação específica necessária para a disciplina.
Além de formação, o estudo apontou uma disparidade salarial. Professores com ensino superior na rede pública têm um salário médio mensal de R$ 4.942, representando 86% do valor recebido por outros profissionais com a mesma escolaridade. Embora seja um aumento em relação aos últimos anos, o número de professores temporários cresceu drasticamente na última década, especialmente nas redes estaduais, onde mais da metade dos docentes são contratados de forma temporária.
O anuário também destaca um aumento expressivo na educação a distância: cerca de dois terços dos cursos de licenciatura são agora realizados nessa modalidade. Embora esse modelo amplie o acesso à formação superior, sua eficácia ainda é motivo de debate entre especialistas.
O Ministério da Educação promete lançar em novembro um pacote de incentivos à carreira docente, incluindo o programa “Pé-de-Meia”, que oferece bolsas para estudantes de licenciatura. A expectativa é que essas medidas reforcem o compromisso do Plano Nacional de Educação, que busca garantir que todos os professores de educação básica tenham formação superior específica e salários equiparados aos de outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade.
O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 está disponível online e pode ser acessado para uma análise completa dos dados e propostas.
Fonte: Agência Brasil Imagem: Divulgação